Seguidores

Postagens populares


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

JOGOS DE RACIOCÍNIO,DE LÓGICA DENTRE OUTROS

Neste site diversos jogos de raciocínio, de lógica são apresentados , como exemplo o SUDOKU,que "é um jogo de lógica interessante para se treinar o cérebro, pois é necessário criar e utilizar estratégias para colocar os números faltantes numa tabela 9x9."
 O posicionamento dos números deve levar em conta algumas regras, o que vai depender do estilo do Sudoku que está sendo jogado. Os estilos de Sudoku mais famosos são: o normal, o Mini Sudoku, o Cross Sum Sudoku, o Killer Sudoku, o Hyper Sudoku e o Sudoku Desigual.

Site mantido por Tiago Serafim, bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp e Vinicius Serafim, também formado em Computação pela Unicamp.

Estratégias para resolver Sudoku

Uma maneira fácil de resolver Sudoku é ter conhecimento de umas estratégias (técnicas). É por isso que listaremos e explicaremos, de maneira simplificada, algumas estratégias de resolução. É importante ressaltar que as estratégias devem ser utilizadas ao mesmo tempo para obter melhores resultados.

O número mais utilizado

Esta estratégia é óbvia, mas vale a pela ser mencionada. Ela consiste em analisar a tabela e encontrar o número mais utilizado. A partir disso, elimine as posições que esse número não pode ocupar e verifique se é possível posicionar ele em algum lugar.

Grupos quase completos

Esta estratégia também é bem intuitiva. Ela consiste em analisar linhas, colunas e subgrupos 3x3 que estejam quase completos. Observe os números faltantes nesses “grupos” e olhe a tabela completa para ver se ela fornece alguma pista de como posicionar um desses números faltantes.

Números escondidos

Esta técnica é um pouco mais avançada. Ele exige que você marque os possíveis números que podem ocupar cada uma das posições de uma coluna, uma linha ou subgrupo 3x3. A partir disso, podemos ter algumas situações:
  • Caso apareça duas posições que apresentem exatamente duas possibilidades e elas sejam iguais (exemplo: numa linha qualquer, o primeiro e o quarto quadrado tem como possibilidades apenas os números 3 e 7), isso permite que esses dois números sejam removidos das possibilidades do “grupo” analisado (linha, coluna ou subgrupo);
  • A situação de cima também vale para três posições que apresentem exatamente três possibilidades iguais.

Outros Sudokus

Se você acha o Sudoku normal fácil ou quer algo diferente, divirta-se jogando algumas variações do Sudoku.
  • Killer Sudoku: O Killer Sudoku apresenta uma nova restrição: a soma dos números de uma determinada é região deve ser igual ao valor pré-estabelecido. Então, além da lógica, você precisará usar a matemática.
  • Hyper Sudoku: No Hyper Sudoku existe uma restrição adicional: não repetir os números nos subgrupos 3x3 de borda dourada. Essa restrição deixa o jogo bem desafiador.
  • Sudoku Desigual: O Sudoku Desigual é o mais desafiador, pois nele aparecem pouquíssimos números no começo (algumas vezes a tabela começa vazia) e você precisa usar a lógica para encontrar a posição de cada número. É lógico que isso deve ser feito respeitando os sinais de maior e menor e as regras tradicionais do Sudoku.

Jogos no estilo do Sudoku

Aqui vai uma pequena lista de jogos semelhantes ao Sudoku.
  • Kakuro: O Kakuro envolve um pouco de matemática, porque nele você tem que escolher os certos (sem repetí-los numa sequência) para que a soma de uma linha ou coluna seja igual ao indicado.
  • Figuras Lógicas: O jogo Figuras Lógicas é um jogo de nível difícil. O objetivo é colocar as figuras de maneira que elas não repitam nas linhas, nas colunas e nas duas diagonais maiores.
PÚBLICO - ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (7 A 18 ANOS APROXIMADAMENTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.