Seguidores

Postagens populares


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A importância dos Jogos no Ensino da Matemática

A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles.
A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador.

A idéia principal é não deixar o estudante participar da atividade de qualquer jeito, devemos traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas. O aluno não pode encarar o jogo como uma parte da aula em que não irá fazer uma atividade escrita ou não precisará prestar atenção no professor, promovendo assim uma conduta de indisciplina e desordem, mas precisa ser conscientizado de que aquele momento é importante para sua formação, pois ele usará de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo orientador, porque o jogo pode não ter uma resposta única, mas várias, devemos respeitar as inúmeras respostas, desde que não fujam do propósito.

A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a idéia de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.
Por Marcos Noé
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática

domingo, 19 de fevereiro de 2012

SITE EDUCATIVO PARA APRENDER BRINCANDO

O site educativo além de ter várias atividades educativas como montagem com blocos,encaixe de formas geométricas corretas, o que varia muito a faixa etária para as crianças , apresenta também enquete sobre qual o ano que o educando está estudando. Muito bom!


Na atividade de número 24 você encontra uma maneira de aprender a contar visualizando os números

Descrição: Clique no botão verde para contar a quantidade de objetos que estão no quadrado.

Disponível nas áreas de: alfabetização matemática   Faixa etária:Educação Infantil (2 a 5 anos aproximadamente)

Fonte (Acessa para saber mais): www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu